in

Universal Studios 30 anos – Passado, presente e o futuro do parque

O início de um dos maiores complexos de diversão do mundo!

Universal Studios 30 anos

O Universal Studios Florida completa 30 anos neste ano de 2020. Então, nada melhor que trazer uma matéria que conta como tudo começou, passando desde sua inauguração ao que vem por aí.

Inaugurado oficialmente em 07 de junho de 1990, este foi o primeiro parque da Universal em Orlando. Hoje faz parte do complexo Universal Orlando Resort que conta com mais dois parques, Universal’s Islands of Adventure e Universal’s Volcano Bay, além do Universal’s Citywalk e hotéis. Já para os próximos anos, mais um parque vem por aí, o Epic Universe.

O tema do Universal Studios Florida é a indústria do entretenimento (filmes e televisão) e faz com que tenhamos experiências que nos fazem sentir literalmente parte da atração.

Vamos contar aqui um pouco mais sobre o parque que atrai milhares de pessoas anualmente para se divertir em Orlando.

Este foi o primeiro cartaz promocional divulgado para a inauguração do parque, que já mostrava as atrações que já estariam de cara no parque. Demais não?

Cartaz de inauguração do parque

História – Como tudo começou

Os projetos iniciais do primeiro parque da Universal datam de 1982 onde a MCA Inc. (corporação que o Universal Studios faz parte) queria um parceiro que seria algo semelhante ao Universal Studios Tour da MCA na Califórnia, além de apresentar shows ao vivo, demonstrações filmadas, exposições, cenários (incluindo ruas famosas) e abrigaria também os estúdios para rodar filmes e programas de TV.

O projeto não deu certo inicialmente, mas em dezembro 1986 a MCA junto com a Cineplex Odeon Corp. anunciaram a abertura de um estúdio e complexo de entretenimento em Orlando, com o nome de Universal Studios Florida, sem revelar muitos detalhes.

Pouco tempo após o primeiro anúncio do projeto de um parque da Universal, a Disney (que já tinha dois parques na cidade) inaugurou em 1989 o Disney – MGM Studios que hoje é o Disney’s Hollywood Studios, que teria forte semelhança com o projeto inicial apresentado pela Universal.

Com um grande desafio pela frente a Universal investiu em um parque temático completo com melhores atrações, shows entre outros novidades para a época, aventurando-se assim em uma área que ainda não tinham completo conhecimento.

Próximo a data de abertura em 1990 começaram a ser divulgadas as primeiras atrações que eram inspiradas em filmes como King Kong, Tubarão e E.T e de Alfred Hitchcock, prometendo assim, envolver os visitantes em seus filmes favoritos.

Steven Spielberg, que atuou como consultor criativo do parque, na época em entrevista ao programa TODAY da NBC disse, “Este é um estúdio de trabalho real. […] Este não é apenas um parque de diversões. Antes de tudo, isso começou com estúdios de som, instalações de pós-produção, instalações de televisão… É uma combinação de um parque de diversões e um estúdio de cinema em funcionamento.”

Em 21 de maio aconteceu um soft open para que as atrações e shows fossem ajustadas com o feedback dos visitantes, já preparando para a grande inauguração em 07 de junho de 1990.

Funcionarios na inauguração do Universal Studios

A inauguração foi um marco para a cidade e contou com a presença de grandes nomes do entretenimento como o próprio Steven Spielberg, James Stewart, Michael J. Fox, Sylvester Stallone, Anthony Perkins entre outros junto com alguns executivos da MCA para corte da fita do complexo.

Tá aí o momento icônico!

Universal Studios 30 anos

O parque abriu com cinco áreas temáticas: “The Front Lot” (entrada), “Production Central”, “New York”, “San Francisco”, “Expo Center”, “Hollywood” e a lagoa no centro do parque. Todas permanecem até hoje.

O “Nickelodeon Studios” abriu na mesma data e lá eram gravados alguns programas do canal na época. Hoje o local fica fora do parque e é onde há as apresentações do “Blue Man Group”.

Primeiras Atrações do Universal Studios Florida

As primeiras atrações e shows que fizeram parte dessa inauguração foram: “E.T Adventure”, “Jaws” (Tubatão), “Earthquake” (Teremoto), “Kongfrontation”(King Kong), Studio Tour, Alfredo Hitchcock: The Art of Making, Ghostbusters Spooktacular (Caça Fantasmas) e Horror Make Up.

Este foi o primeiro mapa do parque, que mostrava as atrações e suas áreas:

Primeiro mapa da Universal

Nem tudo saiu como planejado, e as três principais atrações do parque (Earthquake, Kongfrontation e Jaws) apresentaram problemas técnicos, onde nas duas primeiras foram resolvidos rapidamente e final de junho daquele mesmo ano voltando a operar. Já Jaws (Tubarão) fechou em setembro daquele ano e retornou apenas três anos depois.

Em 1991 foi inaugurada a atração “Back to the Future” (De Volta para o Futuro) que até hoje deixou saudades e é lembrada por muitos. Inclusive foi nesse ano que estreou o “Fright Night”, que começou com um evento de três noites e uma casa mal assombrada e que hoje é conhecido como Halloween Horror Nights.

Para quem não foi, ou quer relembrar, assim era a atração de De Volta para o Futuro. Atualmente no lugar dela, encontra-se a atração “The Simpsons Ride”.

Entre as atrações e shows que já citamos anteriormente, o parque teve também outras adições ao longo dos anos, que hoje não estão mais disponíveis devido a renovações e mudanças, até porque a Universal adquiriu novas licenças para trazer o que o público queria em suas atrações.

Entre as atrações que já foram descontinuadas e hoje fazem parte da história do parque estão “Disaster! – A Major Motion Picture Ride… Starring YOU”, “Jimmy Neutron’s Nicktoon Blast”, “Twister… Ride It Out” (Tornado),  “Universal’s Cinematic Spectacular”, “Terminator 2: 3-D Battle Across Time” e “Beetlejuice’s Rock and Roll Graveyard Revue”.

A “Earthquake” ou a atração do Terremoto, marcou época no parque. Este vídeo abaixo mostra um pouco da história da atração e seu funcionamento, que era bem impressionante para a época.

De um parque para um complexo

Em 1993 a MCA/Universal anunciou a expansão para um complexo de resort que incluía um segundo parque temático e hotéis.

Com o tempo a Universal foi aprimorado cada vez mais o Universal Studios Florida e estabeleceu uma nova tendência em renovar sempre suas atrações e não só preservar as atrações clássicas. A empresa prima desde sempre em estar com novidades em seus parques.

Por isso vemos que a única atração que permanece até hoje no parque desde sua inauguração é a “E.T. Adventure”.

Muitos outros clássicos dos cinemas já passaram pelo parque e a Universal Creative sempre traz algum “easter egg” para a que fica em seu lugar, uma forma de homenagear seu próprio legado.

Por exemplo, hoje na área “Springfield” você encontra o carro “DeLorean” do filme “De Volta para o Futuro”. Já a atração Tubarão, outro clássico do cinema que marcou época no parque, ainda se faz presente com um tubarão enorme onde é possível tirar fotos.

Universal Studios 30 anos

13 curiosidades do Castelo de Hogwarts na Universal que você precisa saber

Em 1999 foi inaugurado o Universal’s Islands of Adventure e o primeiro hotel, o Loews Portofino Bay Hotel.

Hoje o Universal Studios Florida faz parte do Universal Orlando Resort, que ainda conta com o Universal’s CityWalk, mais sete hotéis e o parque aquático Volcano Bay.

Atrações e áreas atuais do Universal Studios

Hoje o parque é um dos mais visitados do mundo, e conta com várias atrações.

Dá só uma olhada:

Mapa Universal Studios

Para o mapa em PDF, acesse aqui.

Bora conhecer todas as atrações e áreas do parque?

1. Despicable Me Minion Mayhem: Uma aventura divertida com Gru, Agnes, Margô, Edith e claro, os amados Minions.

2. Hollywood Rip Ride Rockit: A montanha-russa multissensorial onde você escolhe a própria música pra curtí-la. É uma das atrações mais radicais do parque!

Universal Studios 30 anos

3. Race Through New York Starring Jimmy Fallon: A experiência dessa atração já começa na “fila” dentro do prédio da NBC onde é gravado o programa The Tonight Show do apresentador Jimmy Fallon (Uma réplica do prédio original em Nova York). Conta com área interativa e é uma aventura em 3-D que começa pelas ruas de “Big Apple” até a lua.

4. Revenge of the Mummy: A montanha-russa inspirada no filme “A Múmia” é demais! Além de ser no escuro traz sensações reais baseadas na história deste sucesso do cinema.

5. Fast & Furious – Supercharged: Inspirada nos filmes da franquia “Velozes & Furiosos”, onde embarcamos em uma aventura ao melhor estilo dos filmes na companhia de Toretto, Letty, Hobbs, Roman e Mia.

6. The Wizarding World of Harry Potter – Beco Diagonal: Uma verdadeira imersão ao mundo bruxo com lojas e detalhes incríveis, além das atrações “Harry Potter and the Escape from Gringotts” (atração em 3D pelo banco com Harry Potter, Hermione e Ron) e “Hogwarts Express” que sai de “Kings Cross” da famosa plataforma “9 3/4” rumo a “Hogsmeade”, ligando ao Universal’s Islands of Adventure.

Universal Studios 30 anos

6 opções da cerveja amanteigada de Harry Potter na Universal

7. Men In Black – Alien Attack: Uma missão de treinamento para os “Homens de Preto” onde o objetivo é atirar nos aliens que estão por toda a parte.

8. Springfield: Home of the Simpsons: Uma experiência única para quem é fã de Homer, Marge, Bart, Lisa e Maggie. A área conta com o lendário “Bar do Moe”, lojas, além das atrações “The Simpons Ride” e “Kang & Kodo’s Twiri’n’Huri”.

9. E.T Adventure: A clássica atração do parque é um passeio na bicicleta para ajudar E.T a salvar o planeta.

10. Transformers: The Ride-3D: Entramos no centro de uma guerra intergalática entre Autobots e Decepticons em uma aventura incrível.

Transformers na Universal Studios

11. Shrek 4-D: Uma aventura 4-D da lua de mel de Shrek e Fiona, de onde o primeiro filme de Shrek parou. Claro que quem também está por lá é o Burro.

Tem mais! A área Woody Woodpecker’s Kidzone é cheia de entretenimento para as crianças que incluem o show “A Day in the Park with Barney”, a montanha-russa do Pica-Pau (“Woody Woodpecker’s Nuthouse Coaster”) e a áre do George – O Curioso (“Curious George to Town”).

O Universal Studios Florida conta ainda com shows e também é possível encontrar personagens por algumas áreas do parque como a turma do Mistério (Scooby, Salsicha, Fred, Velma e Dafne), Hello Kitty entre outros.

Eventos sazonais que acontecem no parque

Anualmente o parque recebe eventos que deixam sua experiência durante a visita ainda mais completa, e que dão um toque a mais aos visitantes. A maioria dos eventos é bem disputado e aguardado por todos.

Rock the Universe

O que é: Evento cristão com shows de artistas consagrados do estilo no palco do Music Stage Plaza. É necessário ingresso à parte.
Quando: Fevereiro.

Mardi Gras at Universal Studios

Universal Studios 30 anos - Mardi Gras

O que é: Celebração do “carnaval” de Nova Orleans, que conta com parada, shows de bandas da cidade, quiosques com comidas típicas Cajun, loja temática e em noites selecionadas grandes nomes da música em diversos shows. Necessário apenas o ingresso de admissão do parque.
Quando: Entre os meses de fevereiro e abril.

Leia mais sobre o Mardi Gras

Halloween Horror Nights

Halloween Horror Nights

O que é: Considerado por muitos o melhor evento de Halloween do mundo, transforma o parque com casas mal-assombradas temáticas, zonas de susto espalhadas pelas ruas, comidas exclusivas e shows. É necessário ingresso à parte e é indicado a maiores de 13 anos.
Quando: Noites selecionadas entre setembro e início de novembro.

+ Estivemos no Halloween Horror Nights em 2019, confira como foi!

Holidays at Universal Studios Florida

O que é: Celebração de final do ano onde o parque fica todo decorado para a ocasião. Conta com parada especial diariamente. Necessário apenas o ingresso de admissão do parque.
Quando: Entre os meses de novembro e janeiro.

Outros Eventos

Nos dois últimos anos a parceria do Universal Orlando Resort e a Florida Cup se consolidou levando ao parque uma arena com lendas do futebol para um torneio o que leva muitos brasileiros ao parque durante o mês de janeiro. Fora isso ainda conta com Fan Fest oficial do evento que sempre traz um grande show, onde que nas últimas edições foi da cantora Ivete Sangalo. Necessário apenas o ingresso de admissão do parque.

Em 2020 teve a primeira edição da Running Universal, corridas de 5K e 10K pelos parques Universal Studios Florida e Universal’s Islands of Adventure além do CityWalk.

Dica: Verifique antes de sua visita se algum evento citado se encaixa nas datas de seus viagem para que possa aproveitar ainda mais o parque.

O futuro do Universal Orlando Resort

A Universal investe bastante em seus parques como pudemos acompanhar vendo um pouco de sua história, trazendo não só atrações relacionadas ao seu catálogo cinematográfico como também franquias licenciadas em atrações de alta tecnologia deixando os visitantes se sentindo parte da história.

Epic Universe

Super Nintendo World chegará ao Epic Universe em Orlando

Em 2019 foi anunciado um novo parque temático, o Epic Universe, que promete ainda mais. Ainda sem informações do que teremos por lá e uma data de inauguração, abrigará uma área relacionada a Nintendo, que já havia sido anunciada anteriormente.

Em 2020 ainda será inaugurada a atração The Bourne Stuntacular no Universal Studios. Novos hotéis e lojas também farão parte do futuro do complexo para que os visitantes tenham ainda mais dias de experiências pelo Universal Orlando Resort.

Que possamos comemorar ainda mais anos de aniversário do Universal Studios e que venham mais 30 anos!

O complexo da Universal te espera:

Quer ainda mais informações sobre o Universal Studios? Acesse o site oficial que tem muito mais.

Leia também:
Os melhores cupons e descontos para sua viagem 
150 filmes que tem relações com os parques da Disney e Universal para você assistir!
Loja dos irmãos Weasley é parada obrigatória no mundo de Harry Potter
Com atores de Harry Potter, montanha-russa do Hagrid é inaugurada na Universal

Fotos: Universal Orlando Resort // Reproduções da internet

Leia mais sobre a Universal