As experiências cada vez mais reais e o futuro dos parques temáticos ao redor do mundo

Vem entender como no fim, está tudo sempre interligado!
parques

A cada ano mais experiências que beiram a realidade são vistas nos parques temáticos ao redor do mundo, incluindo os de Orlando. Mas com o anúncio de novidades nos últimos meses, fiquei pensando em como os parques nos últimos anos estão trazendo ainda mais experiências para os fãs.

Este estalo veio após vermos como será a nova área da Marvel, Avengers Campus no parque da Disney, o California Adventure em Anaheim.

Nos últimos anos os parques mergulharam ainda mais para trazer imersão das nossas franquias favoritas com muita interatividade para os fãs ao redor do mundo.

Muitas áreas ou atrações são replicadas em outros parques dos mesmos grupos. Se olharmos os parques temáticos especificamente a Disney e a Universal alguns anos atrás eles tinham nomes de áreas determinados e as atrações daquela área tinham relação com o nome.

É nítido hoje que as atrações em si, buscam trazer experiências para vivermos o que assistimos e sentimos em filmes e séries, mas com a tecnologia avançando percebemos nos últimos anos que o nível destas experiências e a realidade está aumentando a cada ano.

Até porque o entretenimento e os parques temáticos andam lado a lado e não é de hoje.

Mas antes de falar dessa tendência que vejo já há algum tempo, não posso deixar de salientar que o EPCOT trouxe esse conceito bem imersivo de forma reduzida há muito tempo com o World Showcase, onde cada um dos onze países traz a arquitetura, culinária, tradição e produtos respeitando suas tradições, arquitetura e culinária.

Imagem do EPCOT na Disney

O início das lands imersivas em Orlando

De cara, temos que voltar há 11 anos atrás quando foi inaugurada no Islands of Adventure o The Wizarding World of Harry Potter com a parte de Hogsmeade e percebemos como a Universal conseguiu e quis trazer ao parque uma imersão ainda maior com as vitrines que se mexem, até mesmo com magia de varinhas, doces que vimos nos filmes da saga até a oportunidade de provar a antes inacessível cerveja amanteigada.

Esses pequenos detalhes fizeram muita diferença para o fãs do bruxinho, o que se mostrou uma aposta correta e de caminho sem volta.

Fora que além de tudo isso, ter a oportunidade de entrar no Castelo de Hogwarts com várias referências dos filmes e ainda poder jogar quadribol (dentro da atração), não tem como não agradar os mais exigentes visitantes.

Hoje ali naquela área ainda temos a montanha-russa Hagrid’s Magical Creatures Motorbike Adventure que além de sua ambientação e detalhes fora do comum, é uma divertida aventura pela Floresta Proibida com Hagrid contando a história.

Os fãs de Harry Potter anos depois ainda ganharam no parque Universal Studios a área do Beco Diagonal e Londres onde temos a estação do trem Hogwarts Express com a plataforma 9 3/4. No Beco temos o Banco de Gringotts, a Travessa do Tranco entre algumas das experiências que encontramos ali.

A Disney não demorou muito para entrar na era das “lands” e em 2017 inaugurou a área Pandora – The World of Avatar no Animal Kingdom, com uma imersão ainda mais impressionante, trazendo as pedras flutuantes e uma das atrações mais incríveis dos parques até o momento que é a Flight of Passage.

Essa atração é tão incrível que antes da pandemia, ficar 3 ou 4 horas na fila poderia soar estranho para uma atração, mas a riqueza de detalhes do início e até o voo de banshee é uma experiência tão rica que termina e você tem até vontade de encarar tudo novamente.

Como eles conseguiram trazer essa realidade do voo, o cheiro, até a textura de Pandora que a gente vê por uma tela, que temos certeza de praticamente estar dentro do filme.

Inclusive fica a dica aqui para você saber um pouquinho mais de como essa land virou realidade, tem no Disney+ a série A História do Imagineer.

Depois a coisa só melhorou, vieram a Toy Story Land (2018) e Star Wars: Galaxy’s Edge (2019) ambas no Hollywood Studios. Cada uma traz características próprias, a Toy Story Land por exemplo traz um ambiente super lúdico colorido, aquela brincadeira de criança.

A realidade é tamanha que a proposta é nos deixar do tamanho de um brinquedo e se você reparar no chão, as marcas de pegada é de um tênis que é do Andy. Encontramos Buzz, Woody, Jessie e somos do mesmo tamanho, porque sim viramos brinquedo e nos divertimos assim como os outros brinquedos do Andy inclusive na montanha-russa do Slinky entre outros.

E ali não só as crianças se divertem mas todo mundo. Já a Star Wars: Galaxy’s Edge nos imerge a saga por toda área, as cores, texturas, lojas, restaurantes… não tem como quem estar ali não sentir que está em outro lugar.

Assim como a Universal trouxe a cerveja amanteigada, a Disney trouxe o clássico leite azul e também o verde para que possamos experimentar. Além de encontrar personagens icônicos como Chewbacca, Kylo Ren, Stormtroopers, ainda ser possível pilotar a Millenium Falcon que você encontra a nave em tamanho real.

parques

Outra atração da área que inaugurou no final de 2019 é a Rise of the Resistance que é uma experiência da fila a atração em si. Pandora e Star Wars trazem tecnologias e uma realidade absurda pensando que ambas foram pensadas alguns anos antes. 

Tenho certeza que a Galaxy’s Edge abrigará ainda mais coisas no futuro, afinal além de ser uma área enorme, já viu a quantidade de séries e filmes que serão lançados no Disney+ e cinema? Quem não gostaria de ver o Baby Yoda por lá!

Então podemos imaginar (mais ou menos…) o que está vindo por aí nos parques nos próximos anos, mostrando aos fãs cada vez mais realidade, imersão ao que ele assiste, lê, joga ou compra.

Com isso cria-se um legado para quem já é fã daquela história e trazendo sempre novidades, sempre muito mais perto e “palpável”.

E podemos esperar realmente muita coisa surpreendente chegando aos parques tanto em Orlando quanto ao redor do mundo e tanto na Disney quanto Universal. Fãs da Marvel, Star Wars e outras franquias de cinema irão enlouquecer.

Abaixo listo o que já está planejado para esse ano de 2021 e os próximos que virão.

O futuro dos parques

Star Wars

Já que estávamos falando de Star Wars, a área ainda não terá nenhuma novidade a curto prazo até porque é bem recente mas bem próxima a ela, está sendo construído um hotel, o “Star Wars: Galactic Starcruiser” ou o “Star Wars Hotel”.

Ele levará os hóspedes a uma experiência única de duas noites com direito a ir na Galaxy’s Edge por um transporte exclusivo.

É esse tipo de experiência que o fã quer, viver como na saga galática que ele acompanha há anos e a Disney trará isso em breve, foi confirmado que a inauguração será em 2022.

Star Wars Hotel

Inclusive teremos um sabre de luz “real” que primeiro chegará ao hotel mas quem sabe expande para os parques.

Já existe sabres de luz para vender? Sim, inclusive é possível na área do Hollywood Studios você pode construir um seu, com os detalhes que você quiser.

O sabre “real” e novas tecnologias estão sendo testadas a todo vapor, trazendo ainda realidade e produzindo coisas únicas. É disso que estamos falando dessa paixão do fã tornando-se real.

Super Nintendo World

Não são só filmes, séries e quadrinhos que entram no mundo da realidade dos parques temáticos, os games ganharam vez na Universal. Mais especificamente os jogos de Mario da Nintendo e o primeiro parque que recebeu a recém inaugurada foi o Universal Studios Japão mas teremos mais áreas ao redor do mundo.

Já anunciada anteriormente, a Super Nintendo World ganhará sua versão também nos parques Universal da Califórnia e Orlando. Sim, Orlando receberá a área imersiva no novo parque do grupo que está em construção, o Epic Universe que deve chegar lá em 2025.

Ainda não conheço a área pessoalmente mas só pelas fotos e vídeos, não tem como não se apaixonar e ver o quão real ela é.

Parece literalmente que estamos dentro dos jogos Mario Bros. Além de encontrar os personagens pela área, da entrada com os canos verdes idênticos ao do game sendo inclusive é por ele que você entra para “cair” na área.

Cada detalhe foi perfeitamente idealizado e realizado ali, tudo em volta se mexe. Aquela coisa de fazer o fã relembrar cada momento que jogou no videogame. Tem os Castelos da Peach e do Bowser, além da trilha sonora clássica para deixar tudo ainda mais divertido.

Fora que uma das coisas de quem já jogou Mário sabe que é importante é coletar as famosas moedas e isso é possível, através de uma pulseira que funciona em diversos lugares pela área, onde podemos pegar elas, além de pular e bater nos blocos.

Fala sério, pra mim é uma lembrança super divertida de jogar com as amigas na infância.

A área ainda tem restaurante com comidas temáticas, loja e claro atração, afinal de contas não basta só o ambiente todo interativo tem que ter algo a mais.

E pra mim a atração Mario Kart foi o toque perfeito, imagina poder brincar ainda mais real jogando cascos de tartaruga entre outros durante o percurso que cenário e também virtual em 3D.

É muito louco pensar que isso possa ter sido inaugurado esse ano, na verdade era para ser em 2020, mas por motivos de pandemia foi adiado. Já ter sido pensando e desenvolvido com essa tecnologia incrível. 

Imagina o que ainda podemos esperar pela frente, quem sabe ainda mais coisas no futuro principalmente em Orlando daqui uns anos.

Até porque eles estão sempre melhorando a experiência dos visitantes nos parques, algo que ainda não esteja perfeito pode ficar ainda mais.

Eu sei que já estou contando os dias para conhecer essa área e também o novo parque da Universal.

Epic Universe

E já que comecei a falar do próximo parque do Universal Orlando, sua concepção mostra exatamente sobre esse futuro que falo aqui. De trazer áreas totalmente temáticas, cada uma com sua particularidade e na qual imergimos no tema proposto.

A foto da arte divulgada nos faz remeter ao próximo parque da Universal que é em Pequim na China. Não serão as mesmas áreas nesses parques mas a ideia de ter uma parte central com lojas e restaurantes, hotéis e o parque todo divido em sete áreas temáticas, mostra claramente que este é um futuro sem volta.

Até o presente momento além do retorno da construção do parque e que Super Nintendo World é uma das áreas, não há mais nenhuma informação do que podemos esperar para o Epic Universe. Mas claro que muitos rumores e especulações existem.

Para você ter ideia o Universal Beijing Resort terá as áreas de Transformers Metrobase (em Orlando já temos atração e outras experiências); Kung Fu Panda Land of Awsomeness que pelo apresentando está literalmente ligada a animação da DreamWorks.

Haverá ainda a Minion Land (já tem atração em Orlando); The Wizarding World of Harry Potter, falamos dela anteriormente que foi a grande virada nos parques; Jurassic World Isla Nublar que em Orlando há Jurassic Park com a nova montanha-russa caminho com o tema Jurassic World e Hollywood Boulervard.

Então de áreas similares na verdade Pequim está pegando o melhor dos parques ao redor do mundo da Universal e trazendo também o que os fãs chineses se identificam para que eles se sintam atraídos e experimentem o que há em outros lugares.

No vídeo abaixo de divulgação Universal Beijing Resort você consegue observar toda essa imersão que estou falando e que teremos no Epic Universe nos próximos anos.

Disney ao redor do mundo

Algumas áreas já estão sendo construídas em Shanghai Disney Resort e Tokyo Disney Resort e também foram apresentadas em uma proposta feita pela Disney para a cidade de Anaheim, na Califórnia para expansão dos parques Disneyland e Disney California Adventure.

As novas lands que chegam em breve são Zootopia em Shanghai e seria a do California Adventure e Frozen, Tangled (Rapunzel) e Peter Pan que estão sendo construídas em Tokyo seriam para a Disneyland.

Outra área que foi divulgada que chegaria ao California Adventure é a Toy Story Land assim como área do Hollywood Studios que citamos anteriormente mas com as atrações Slinky Dos Dash e Alien Swirling Saucers.

Vamos deixar claro que essa é uma proposta apresentada pela Disney que pode mudar referente a Califórnia, já para os parques asiáticos as áreas estão confirmadas. Se você quer saber mais informações sobre essa expansão é só acessar o site oficial da Disney.

Já a Disneyland Paris, além do Disney’s Hotel New York – The Art of Marvel que contará com mais de 300 peças de arte da Marvel de artistas de todo o mundo.

O parque Walt Disney Studios também em Paris receberá o Avengers Campus, área similar a que chegará no California Adventure em junho deste ano.

E já que iniciei o assunto Marvel, esse universo que começou nos quadrinhos e ao longo dos anos foi construindo uma base enorme de fãs que estão se renovando e ganhando cada vez mais com o MCU, tanto nas telas dos cinemas, quanto no Disney+.

Claro que não poderíamos deixar de falar dessa franquia, bora saber mais.

Marvel

O legado construído pela Marvel é enorme, trazendo personagens e histórias que se entrelaçam há décadas e vem crescendo ainda mais.

Nos últimos anos vimos cada vez mais pessoas se interessando pelos filmes que são inspirados nos quadrinhos, ganharem ainda mais um capítulo com as séries exclusivas do Disney+, que expandiram e interligaram suas histórias ainda mais.

A Disney já observando todo esse comportamento ao longo dos últimos anos não tinha como deixar os parques sem essa imersão. Até porque ninguém se contentaria apenas com uma ou outra atração.

Com isso o primeiro parque Disney a receber uma área imersiva dos Vingadores será o California Adventure, já agora em 04 de junho de 2021. Fotos e mais detalhes foram revelados há alguns dias o que deixou os fãs enlouquecidos.

Até porque sabemos que essa área trará muitas referências do que já assistimos desse universo além de muita tecnologia, afinal foi preciso tornar realidade e impactar os visitantes de uma maneira nunca vista.

Avengers Campus reunirá heróis como Pantera Negra e as Dora Milaje, Homem de Ferro com a armadura Mark 80, Viúva Negra, Thor, Capitã Marvel, Capitão América, Guardiões da Galáxia e pela primeira vez Homem-Formiga e Vespa.

E nós visitantes somos convidados a se unir com os Vingadores e seus aliados, além claro ainda de atrações e restaurantes.

Entre as atrações está a “WEB Slingers: A Spader-Man Adventure” a qual Tom Holland repete seu papel do teioso que combina cenários físicos e virtuais, onde poderemos lançar teias como o Homem-Aranha. 

Nesse vídeo divulgado pela Disney com o próprio Tom Holland, dá para ter uma ideia do que é a atração.

Em 2022 um novo filme de Doutor Estranho chega aos cinemas e claro que o mago não ficaria de fora. Ele estará por lá nos treinando nos caminhos das artes místicas de um Antigo Santuário.

E se estamos falando de imersão o restaurante / lanchonete “PYM Teste Kitchen” só podia ser inspirado nas “Pym Particles” de Homem-Formiga e Vespa que como a Disney divulgou traz alimentos normais em escalas incomuns, incluindo lanches compartilháveis, pratos de tamanho criativo e guloseimas minúsculas.

E não podemos deixar de mencionar a atração que já existe no parque a “Guardians of the Galaxy – Mission: BREAKOU!”  já é sucesso há algum tempo.

Scot Drake, executivo de criação de portfólio da Walt Disney Imagineering falou sobre a Avengers Campus, “Também criamos uma história original que une todas as experiências de maneiras que são autênticas para esses personagens. Trabalhamos lado a lado com equipes que deram vida aos filmes e quadrinhos dos Vingadores para criar um lugar que defende a próxima geração de heróis.” 

Está prevista ainda outra atração que ainda não tem previsão de abertura e acreditamos que ao longo dos anos com certeza teremos uma nova expansão dessa área, afinal tem muita coisa a explorar.

Por que em Orlando não teremos uma área dessas da Marvel?

Orlando é uma situação complicada sobre a Marvel, mas antes de falar mais sobre esse assunto, vou deixar claro que em breve chega uma atração, mais especificamente uma montanha-russa inspirada em Guardiões da Galáxia, a “Guardians of Galaxy: Cosmic Rewind” no parque Epcot.

Essa montanha-russa inclusive é a primeira atração da Marvel em um parque Disney em Orlando.

Agora sobre ter uma área maior como Avengers Campus fica mais complicado pois hoje quem tem direito a explorar a Marvel em parques na Costa Leste dos Estados Unidos, que é onde está Orlando, é a Universal. 

Inclusive no paque Islands of Adventure encontramos uma área da Marvel que traz a famosa montanha-russa do Hulk, atração do Homem-Aranha, Dr. Doom, encontramos diversos personagens incluindo de X-Men e Quarteto Fantástico.

A Marvel Super Hero Island inclusive é focada nos quadrinhos, pois há um contrato assinado entre as empresas de anos atrás, de quando a Disney ainda não havia adquirido a Marvel.

Destalhes dessa transição não sabemos a fundo mas basicamente a Disney não pode usar alguns personagens principais em seus parques de Orlando.

Por isso está chegando em Orlando, Guardiões da Galáxia, também já vimos por um curto período a aparição do Doutor Estranho. Aparentemente um grande acordo entre as empresas pode ser feito no futuro, até porque rumores que o contrato seria quase que vitalício.

Eu particularmente adoro a área da Universal da Marvel mas fica uma dúvida do quanto essa área continuará atrativa para a empresa por não conseguir atualizar as atrações com a dinâmica atual e acabar deixando os fãs frustados.

Pois como disse anteriormente, a Universal tem áreas de Harry Potter incríveis, está chegando uma super montanha-russa temática de Jurassic World, um novo parque que acredito trazer ainda mais experiências, tecnologias e deixar a Marvel de lado pode ser um tiro no pé, ou será que eles conseguiriam fazer um super upgrade com os direitos que possuem.

Fica aqui a dúvida do que acontecerá nos próximos anos com a Marvel nos parques em Orlando.

Futuro dos parques é mais promissor que nunca!

Nessa matéria foquei em algumas áreas, mas podemos encontrar outras em parques ao redor do mundo como a Cars Land no California Adventure e a Sesame Street (Vila Sésamo) no SeaWorld em Orlando que é voltada para a crianças.

A certeza mesmo que tenho é que o futuro vai nos trazer experiências incríveis nos parques e acredito que nesse período que vivemos de pandemia uma certeza que sempre trazemos para o MaisOrlando, é para que você explore e tenha sempre as melhores experiências em sua viagem.

Está claro depois de sermos impedidos de viver tantas coisas, o que vale é o momento presente, os momentos vividos e que as memórias criadas são o que ficam em nós.

Eu mal posso esperar para curtir cada uma das experiências anunciadas e o que está por vir nos próximos anos, principalmente porque com certeza não faço, e acho que ninguém faz,  a menor ideia do que as mentes brilhantes das equipes de desenvolvimento estão fazendo, mas tenho certeza que será um daqueles momentos que eu nem sabia que precisaria viver.

E para deixar um gostinho de que não sabemos o que está por vir, olha esses testes do Groot como personagem que pode aparecer e que poderá ser replicado facilmente com outros personagens. Essa Disney….

E você… Quais as suas expectativas para os próximos anos?

E se você chegou até aqui, não deixe de nos seguir nas redes socias, tem sempre muito conteúdo por lá: Instagram // Twitter // Youtube.


Post anterior
Florence Cruella

Florence + The Machine apresenta "Call me Cruella", música do novo filme da vilã

Próximo post
Tampa Bay Buccaneers jogos

Jogos do Tampa Bay Buccaneers para a temporada 2021 da NFL

Veja também
X