50 anos de história do Walt Disney World Resort em Orlando

Veja como foi a evolução do complexo por décadas!
Disney Orlando

São 50 anos de história do complexo do Walt Disney World Resort em Orlando, e aproveitando a ocasião mais que especial, trazemos aqui um pouco da história do lugar mais mágico do mundo, que encanta gerações a década.

O dia 01 de outubro de 2021 é uma data marcante, afinal marca exatamente os 50 anos da inauguração das primeiras construções do complexo, como o parque Magic Kingdom, os hotéis Contemporary Resort e Polynesian Resort e além de dois campos de golfe.

As bodas de ouro do complexo Disney em Orlando terá uma celebração com muitas novidades no complexo além de oportunidades pontuais que só estarão disponíveis durante os 18 meses de festa.

E pensar hoje no Walt Disney World é ver o quanto do projeto de Walt Disney lá nos anos 60 cresceu e se transformou em um dos principais destinos de fãs do mundo todo, incluindo claro nós brasileiros, que amamos nos divertir nos quatro parques temáticos, uma grande gama e diversidade de hotéis, centro de entretenimento e compras e muito mais.

Claro que ao longo desse tempo o complexo e os parques passaram por uma grande evolução, trazendo e investindo muito em tecnologia, sem deixar de lado o clássico e o legado de seu idealizador que apostou (e muito) na Flórida para dar vida a suas ideias, onde a alegria e emoção é constante, realizando o sonho de muitas pessoas e gerações.

Disney Orlando

Infelizmente Walt Disney não pode ver seu projeto da Flórida pronto, mas tantas pessoas que estiveram ao seu lado, inclusive na construção da Disneyland (Califórnia) fizeram tudo acontecer.

Seu irmão Roy O. Disney disse na grande festa de inauguração (que aconteceu um tempo depois no dia 25 de outubro de 1971) para convidados:

“Que o Walt Disney World traga alegria, inspiração e novos conhecimentos para todos os que vêm a este lugar feliz… um Magic Kingdom onde os jovens de todas as idades podem rir, brincar e aprender juntos.”

Inauguração da Disney em Orlando

Abaixo algumas datas que foram importantes para o Walt Disney World Resort ao longo das últimas décadas..

Conheça um pouco mais da evolução do Complexo da Disney em Orlando:

Anos 60

Em 15 de novembro de 1965, Walt Disney e seu irmão Roy anunciaram publicamente os planos para o Disney World em uma coletiva em Orlando.

Já no ano seguinte Walt Disney gravou um filme mostrando os planos para o Projeto Flórida, incluindo detalhes do EPCOT (que acabou não sendo como ele imaginou no final).

Já em 30 de maio de 1967 teve início a construção do Walt Disney World Resort, que foi nomeado assim por Roy Disney para garantir que o mundo sempre se lembre do homem por trás deste sonho histórico.

Disney Orlando

Anos 70

Em 01 de outubro de 1971 o Walt Disney World foi oficialmente aberto ao público com o Magic Kingdom e os hotéis Contemporary e Polynesian. Aliás o Contemporary é uma obra maravilhosa até hoje com o monorail passando por dentro do hotel.

Disney Orlando

No mesmo ano em 25 de outubro, a parada Electrical Water Pageant na Seven Seas Lagoon estreou e em 19 de novembro inaugurou o Disney’s Fort Wilderness Campground.

Em 1973 o Magic Kingdom ganhou uma nova atração, a Pirates of the Caribbean na Adventureland em 15 de dezembro. Já no ano de 1975 a área que expandiu foi a Tomorrowland com a Space Mountain, Carousel of Progresso (15/01) e Tomorrowland Transit Authority PeopleMover (01/07).

Em 22 de março ainda de 75 inaugurou o Lake Buena Vista Shopping Village com vinte oito lojas e quatro restaurantes. Ao longo dos anos o local mudou de nome como Downtown Disney e expandiu bastante até hoje tornando-se Disney Springs, com muitas lojas, restaurantes e entretenimento.

Ainda no mesmo só que em 14 de julho os planos preliminares para o EPCOT foram anunciados e em 01 de outubro de 1979 a construção começou.

Construção do EPCOT

Em 11 de junho de 1977, o Magic Kingdom recebeu a The Main Street Electrical Parade.

Anos 80

Esta foi uma década de expansão para o complexo com novos parques e muitas atrações. Logo em 1980, mais precisamente dia 23 de setembro foi inaugurada a Big Thunder Mountain Railroad no Magic Kingdom que é uma das clássicas atrações do parque.

Em 01 de outubro de 1982 o EPCOT foi inaugurado com cinco pavilhões no Future World, que eram Spaceship Earth (ícone do parque), Universe of Energy, World of Motion, Journey Into the Imagination e The Land.

Disney Orlando

Mas durante os anos essa área expandiu e em 15 de janeiro de 1986 inaugurou o The Living Seas que atualmente chama-se The Seas with Nemo & Friends com mais de 200 espécies de vida marinha em um oceano de água salgada.

Fora os nove pavilhões no World Showcase (México, China, Alemanha, Itália, Estados Unidos, Japão, França, Reino Unido e Canadá), dois a menos do que conhecemos hoje, que foram inaugurados em anos seguintes. O Marrocos chegando em 07 de setembro de 1984 e em 03 de junho de 1988 o da Noruega.

Em 1982 a Disney expandiu seu legado de trabalho com a Make-A-Wish quando realizou o primeiro desejo no Walt Disney World, depois deste já foram mais de 176.000 desejos realizados para as crianças.

A primeira festa de Natal, Mickey’s Very Merry Christmas Party foi realizada no Magic Kingdom em 16 de dezembro de 1983, dando início aos eventos Disney After Hours.

Já em 25 de janeiro 1987 o já clássico “I’m Going to Disney World” do comercial com o MVP do Super Bowl foi ao ar com Phil Simms (quarterback do New York Giants).

Em 1988 um dos resorts mais lindos e conhecidos da Disney foi inaugurado, o Grand Floridian Resort & Spa, no dia 28 de junho e no dia 01 de outubro do mesmo ano o Disney’s Caribbean Beach Resort.

1989 foi o ano no complexo da Disney em Orlando, afinal em 01 de maio foi inaugurado o terceiro parque temático, o Disney’s Hollywood Studios que na época era MGM e traz uma atmosfera dos filmes e suas produções.

Inauguração do Hollywood Studios

Já no dia 01 de junho foi inaugurado o parque aquático Typhoon Lagoon com oito toboáguas e uma piscina de ondas.

Anos 90

Nessa década foi quando mais hotéis e resorts foram inaugurados para hospedar a grande demanda de visitantes do WDW. Em 1990 a primeira fase da Resort Área do EPCOT foi aberta com o Disney’s Yacht Club (05/11) e o Disney’s Beach Club (19/11). Em 1991 inauguraram o Walt Disney World Swan Hotel (13/01) e o Walt Disney World Dolphin Hotel (04/06).

Em 20 de dezembro foi lançado do Disney Vacation Club com a inauguração do primeiro resort que hoje é chamado de Disney’s Old Key West.

Em 1994 foram inaugurados o Disney’s Wilderness Lodge (28/05), Disney’s All-Star Sports (29/04), Disney’s All-Star Music (01/11). Em 01 de julho de 1996 chegou o Disney’s BoardWalk Inn and Villas e em 01 de agosto de 1997 foi a vez do Disney’s Coronado Springs.

Um dos eventos mais conhecidos da Disney, as corridas que atualmente acontecem em quatro finais de semana do ano, teve sua primeira maratona em 16 de janeiro de 1994.

Em 1994 estreou o festival EPCOT International Flower & Garden Festival, trazendo ainda mais cores com uma jardinagem incrível até hoje no parque, além de comidas e outras atrações.

No mesmo ano em 12 de junho o Hollywood Studios expandiu com sua primeira área temática, a Sunset Boulevard que trouxe mais lojas, restaurantes e a famosa The Twilight Tower of Terror (Torre do Terror) que inaugurou oficialmente em 22 de julho.

Construção do Hollywood Studios

Em 1995 um novo parque aquático foi inaugurado em 01 de abril, o Blizzard Beach. Já no dia 22 de abril, o Disney Conservation Fund foi formado para fornecer apoio a organizações de conservação da vida selvagem e proteger a natureza. Até hoje mais de U$ 100 milhões foram direcionados para apoiar as organizações sem fins lucrativos que trabalham com essa finalidade.

Em 15 de julho do mesmo ano foi inaugurado o pavilhão para casamentos no Grand Floridian Resort, o Disney’s Wedding Pavilion é o sonho de muitas pessoas para casamento e renovações.

Hoje a Disney tem um braço especializado em festas, o Disney’s Fairy Tale Wedding & Honeymoons. Inclusive há uma série no Disney+ que mostra bastante as opções que hoje há em todos os parques e resorts ao redor do mundo.

Em 1996, a Disney comemorou os 25 anos do Magic Kingdom e do complexo durante um ano e enfeitou o Castelo com um bolo de aniversário. Até hoje meio controvérsia essa decoração mas para a época muitos gostaram.

Em 28 de março de 1997 a Disney expandiu seu complexo ainda mais com o ESPN Wide World of Sports Complex, um complexo enorme com quadras, campos de futebol, pista de atletismo e mais. Inclusive foi lá em 2020 que a NBA e a MLS terminaram suas temporadas em “bolhas” devido a pandemia.

Já em 1998 o quarto parque temático foi inaugurado, o Disney’s Animal Kingdom que abriu no dia da Terra, 22 de abril com aproximadamente 1.800 animais de duzentas espécies.

O ícone do parque não poderia ser outro, a Árvore da Vida, que conta mais de trezentas imagens de animais esculpidas.

50 anos da Disney em orlando

No ano seguinte em 18 de março o parque expandiu com a área da Ásia trazendo o Maharajah Jungle Trek com tigres e outras espécies e a atração Kali River Rapids.

No dia 15 de outubro de 1998, um dos shows mais lindos da Disney, o Fantasmic! estreou no Hollywood Studios (desde do início da pandemia não está sendo apresentado, esperamos que volte).

Em 01 de outubro de 1999 o EPCOT deu início a Celebração do Milênio. Foram quinze meses de celebração e que incluiu a estreia do show noturno Illuminations: Reflections of Earth que ficou no parque durante 20 anos. Agora em 2021, chega um novo show, o Harmonious.

Anos 2000 até hoje

São anos de muitas novidades por todo o complexo, desde de atrações até novos hotéis. Em 16 de abril de 2001 foi inaugurado o hotel Disney’s Animal Kingdom Lodge que conta com uma savana com mais de 200 animais.

No mesmo ano em 01 de outubro, começaram as celebrações dos 100 anos do nascimento de Walt Disney com desfiles em todos os quatro parques temáticos, e foi quando o Hollywood Studios ganhou o chapéu de Feiticeiro do Mickey como ícone (um clássico para quem teve a oportunidade de ver).

Foi aberto no mesmo parque a atração Walt Disney: Onde Man’s Dream que traz a jornada de vida de Walt Disney (vale a pena conferir).

Em 2004 foi lançado o Disney’s PhotoPass que é um serviço ótimo onde até hoje você tem fotos em alta qualidade e ter suas lembranças para posteridade. Em 2005 a atração Soarin’ do EPCOT foi aberta assim como a Lights. Motors, Action! Extreme Stunt Show do Hollywood Studios (esta última infelizmente já fechou).

Já em 07 de abril de 2006 uma das montanhas-russas mais queridas dos parques Disney, a Expedition Everest foi inaugurada e é uma das mais caras do mundo.

No ano de 2012 foi inaugurado o Disney’s Art of Animation Resort (31/05), já no dia 06 de dezembro o Magic Kingdom inaugurou a nova Fantasyland com o restaurante Be Our Guest e outras atrações.

Disney Orlando

Em 2014 foi incorporada a essa área a disputadíssima montanha-russa dos Sete Anões (Seven Dwarfs Mine Train), no dia 28 de maio.

Em 2013 a Disney lançou as MagicBands que fazem sucesso até hoje, onde você tem tudo que precisa, desde da chave do seu quarto ao ingresso do parque. Em 12 de abril de 2016, a Disney implantou um painel solar em formato de Mickey com mais de 48.000 painéis e cinco megawatts próximo ao EPCOT.

Em 2017 uma das áreas mais impressionantes foi inaugurada, Pandora – The World of Avatar (27/05) no Animal Kingdom é uma imersão impressionante ao universo do filme, que conta com restaurante, duas atrações incluindo a Flight of Passage, que é uma das melhores atrações de todos os parques. Não há palavras para descrever o que você sente ali dentro.

Em 30 de junho de 2018 o Hollywood Studios recebeu a Toy Story Land, uma área colorida, divertida onde todas as idades se divertem com suas atrações.

Disney Orlando

Já em 29 de agosto de 2019 o parque inaugurou a Star Wars: Galaxy’s Edge que te leva diretamente para a saga, onde cada detalhe impressiona.

São duas atrações, a Millenium Falcon: Smugllers Run e a Rise of the Resistance que foi inaugurada apenas em 05 de dezembro daquele ano.

Disney Orlando

Ainda em 2019 a Disney inaugurou a Gran Destino Tower (09/07) no Disney’s Coronado Resort, em 29 de setembro um novo sistema de transporte, o Disney Skyliner que leva os hóspedes de alguns hotéis até os parques EPCOT e Hollywood Studios.

Um passeio que todos podem fazer e aproveitar para ainda conhecer o Disney’s Riviera Resort que foi inaugurado em 16 de dezembro.

Em 2020 uma nova atração chegou ao Hollywood Studios em 04 de março, a Mickey & Minnie’s Runaway Railway e muitas outras novidades estão sendo inauguradas esse ano de 2021 como o restaurante Space 220, a loja Creations Shop e a renovada Club Cool todas as opções no EPCOT.

Mas a partir de 01 de outubro começa a Celebração Mais Mágica do Mundo que vai durar 18 meses trazendo muitas oportunidades e novidades ao Walt Disney World Resort como a expansão do pavilhão da França que contará com a atração Remy’s Ratatouille Adventure, novos shows noturnos como Disney Enchatment no Magic Kingdom e Harmonious no EPCOT.

Os personagens ganham novas roupas para a celebração além de uma nova iluminação e música nos ícones dos quatro parques temáticos.

O Castelo da Cinderela está com novas cores e muito mais. Ah, sem esquecer de toda a transformação que o EPCOT está passando ainda, sem contar a nova montanha-russa dos Guardiões da Galáxia e a do TRON no Magic Kingdom.

São 50 anos de história até aqui e que ainda tem muito para crescer e marcar ainda mais a vida de tantas pessoas e gerações que visitam o complexo. Se você já foi ao Walt Disney World Resort, volte pois tem muita coisa nova e é sempre uma delícia criar novas memórias incríveis.

Se você ainda não teve essa oportunidade, a gente acredita e tem certeza que você realizará esse sonho.

Ah, e se você quer saber ainda mais sobre as histórias dos parques, atrações, recomendamos você assistir duas séries que estão disponíveis no Disney+. Uma delas é Por Trás da Diversão e A História do Imagineering, você irá se impressionar com os detalhes de tudo.

Para ficar por dentro de todas as novidades da Disney é só ficar ligada aqui em nosso site e em nossas redes sociais.

Siga o MaisOrlando no Instagram, Twitter e YouTube.

Imagens: Disney Parks

Leia mais sobre a Disney


Post anterior
DisneyPlus Outubro

DisneyPlus: As novidades e lançamentos de Outubro de 2021

Próximo post
Harmonious Ao Vivo

Assista o novo show de fogos do EPCOT - Harmonious

Veja também
X